quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Para Fábio, amadurecimento do grupo pode ser fundamental na conquista do título que ‘bateu na trave’ nos últimos três anos


Nos últimos três anos, o Cruzeiro viu de perto a taça de campeão brasileiro parar em outras mãos. Para Fábio e Jonathan, jogadores que participaram dessas campanhas, o final pode ser outro em 2010. Ambos acreditam que o grupo deste ano é o mais encorpado e experiente, características que consideram importantes para a conquista do título.

Nas temporadas 2007, 2008 e 2009, o time chegou à reta final figurando entre os candidatos ao título, mas não assumiu a ponta em momento algum. Em todas as oportunidades, diferentes motivos fizeram a Raposa se contentar com a vaga na Libertadores. Erros que se tornaram aprendizado e podem servir de fôlego na reta final deste ano.

- O Cruzeiro vem mantendo a base nesses três anos. Ano passado nós não conseguimos o título porque priorizamos a Libertadores. Se tivéssemos feito dois ou três jogos com o time titular na primeira fase do (Campeonato) Brasileiro, o Cruzeiro teria sido campeão no ano passado, avaliou o lateral-direito Jonathan, integrante das três campanhas anteriores.

O Brasileirão de 2009 foi realmente de recuperação para a Raposa. Após iniciar mal a competição e terminar o primeiro turno na 14° colocação, o time cresceu no returno e acabou em quarto lugar, com cinco pontos a menos que o vencedor, o Flamengo.

- A gente fez um segundo turno que nos possibilitou chegar à última rodada brigando para conquistar essa vaga. Tivemos algumas derrotas que poderiam ter colocado a nossa equipe na briga mesmo pelo título, lembrou o goleiro Fábio, titular da meta azul há seis temporadas.

Boa lembrança
O jogo desta quinta-feira traz uma boa lembrança para torcida e jogadores. O Cruzeiro enfrentará o Goiás pela 28° rodada e foi justamente na 28ª rodada do Brasileirão 2009 que o time embalou, conquistando uma série de cinco vitórias. Essa sequência permitiu à Raposa subir na tabela. Entretanto, ela foi quebrada com uma derrota em casa e de virada para o então lanterna Fluminense.

O time da Toca deu nova vacilada duas rodadas depois. Mais de 50 mil torcedores viram o Cruzeiro ceder o empate para o Grêmio aos 46 minutos do segundo tempo. Os gaúchos, sem muitas pretensões na competição, ainda estavam com dois jogadores a menos. Após esse revés, o título ficou definitivamente longe dos comandados de Adilson Batista.

O goleiro Fábio aposta no bom rendimento nos confrontos diretos para conquistar o título de 2010, fator que teria faltado nos anos anteriores. E o próximo desafio já será neste domingo, quando o Cruzeiro receberá o líder Fluminense.

- Nos dois anos anteriores (2007 e 2008), acho que a equipe deixou a desejar em alguns jogos decisivos, que poderiam determinar a conquista do título. E isso prejudicou. Tínhamos alguns jogadores que ainda não eram experientes na situação que necessitava. Este ano a gente tem um equilíbrio. Acho que isso é que está nos ajudando a buscar e acreditar que temos condição de buscar esse título, disse Fábio.

O lateral Jonathan disse ser difícil identificar o que faltou nas temporadas passadas, quando a equipe ‘bateu na trave’. Mas aposta na força do grupo deste ano.

- Acho que serve como aprendizado, como experiência, esses três anos que o Cruzeiro vem buscando o título, batendo na trave. Acho que o grupo este ano está mais encorpado, tem jogadores mais experientes. É um grupo de bons atletas, de excelentes profissionais que quando acontece uma lesão, ou cartões, o outro entra e consegue suprir a ausência do titular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário